18 de jul. de 2008

JSB-Amazonas é capa do Diário do Amazonas 18.07.2008



Um grupo de estudantes universitários de oito instituições de Manaus usou vassouras, baldes de água, sabão em pó e água sanitária para lavar a entrada da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE), como ato simbólico contra o nepotismo praticado pelo presidente da ALE, deputado Belarmino Lins, o 'Belão' e também contra a obra 'fantasma' na estrada do Cambixe, no município de Careiro da Várzea, que deveria ter sido feita pela empresa Demac Construtora Ltda., ligada a família de 'Belão'.

Charge da Coluna Claro&Escuro do Jornal Diário do Amazonas do dia 18/07/2008

O ato começou por volta das 9h30. Os jovens levaram faixas e cartazes com frases como "Chega de Corrupção. Fora Braga e Belão". Alguns funcionários da ALE saíram do prédio para ver o ato. Na rua curiosos passavam e diziam que era para os estudantes esfregarem bastante com a vassoura porque tinha muita sujeira. Outros falaram que eles teriam que usar soda cáustica e água sanitária.

A estudante Viviane Brasil, membro da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), disse que o ato é para nostrar à sociedade como a política no estado está caminhando. "A Assembléia deveria dar bom exemplo para a população. É uma vergonha a postura do presidente e dos parlamentares que são seus aliados", afirmou.

Segundo o Presidente Estadual da Juventude Socialista Brasileira (JSB) , Sérgio Cardoso, ligada ao PSB, a manifestação é para mostrar que os estudantes vão protestar contra todos os atos de corrupção que envolvem os políticos de Manaus. "Esse é um ato contra a prática de nepotismo do 'Belão', contra a não realização da obra na estrada do Cambixe que foi paga com o dinheiro do contribuinte, contra todos os escândalos que envolvem o governo e seus aliados", afirmou.

O governo do Estado pagou 10,9 milhões à contrutora Demac, ligada à família de 'Belão', em 2005, para melhoramento e pavimentação da estrada do Cambixe, mas a empresa só realizou 16,8% dos serviços.

Os estudantes também lembraram que 'Belão', afirmou, semana passada, que mantém entre 12 e 15 parentes na ALE e que a mãe dele trabalhava na Assembléia aconselhando-o. Além de empregar a mulher, cinco filhos e outros parentes, 'Belão' ainda utilizou dinheiro público para pagar viagens de lazer para si e outros familiares.

Durante o ato, o grupo protestou em coro: "Belão e Eduardo, a união que está roubando nosso estado". Na manifestação estavam presentes 15 estudantes e membros da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes (Ubes) e da Umes. Os estudantes pertencem a várias instituições, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário Nilton Lins, Centro de Ensino Literatus (CEL), Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) e Universidade Paulista (Unip).

A diretoria de comunicação da ALE informou que o presidente Berlamino Lins não iria se manifestar sobre o protesto dos estudantes.

No último dia 3 de julho, outro grupo de estudantes fez protesto semelhante, lavando a entrada da sede do governo do estado em ato contra a corrupção.

Fonte: Jornal Diário do Amazonas


________________________________________________________

JSB-Amazonas é notícia na folha online





17/07/2008 - 21h28
Estudantes protestam contra nepotismo na Assembléia do Amazonas
Publicidade


da Agência Folha, em Manaus

Pelo menos 25 estudantes lavaram nesta quinta-feira com água, sabão e desinfetante as escadarias e a entrada da Assembléia Legislativa do Amazonas, em Manaus, em protesto contra a contratação de parentes pelo presidente da Mesa Diretora, Belarmino Lins (PMDB). Com roupas pretas, os manifestantes exibiam frases como "Fora Belão", como o deputado é conhecido.
Reeleito na semana passava para o segundo mandato à frente da Mesa Diretora, agora até 2011, Lins tem 12 parentes no gabinete, ganhando salários entre R$ 3.000 e R$ 5.000.
Ontem o deputado disse que demitira seus parentes se os outros 23 deputados exonerarem os familiares.
Belarmino Lins já empregou a mãe de 80 anos, mas diz que a exonerou. O ato não foi publicado no "Diário Oficial". Questionado sobre o trabalho que a mãe exercia no gabinete, Belarmino Lins disse: "O que uma mãe faz? Aconselhar os filhos, proteger os filhos, orientar...".
"Dizer que a mãe foi contratada para dar conselhos é imoral e desrespeito com cada cidadão que paga seus impostos", afirmou o estudante Sérgio Cardoso, 25. A manifestação foi promovida pela Juventude Socialista do PSB e pela União dos Estudantes Secundaristas.


_____________________________________________________________


JSB-Amazonas é notícia no Jornal Acrítica


Combate a corrupção

A lavagem foi promovida pela Juventude Socialista Brasileira (JSB), Diretório Central dos Estudantes (DCE) das faculdades Martha Falcão e Direção de Políticas Públicas para Juventude da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Cobrando posição

Segundo o presidente da JSB, Sérgio Cardoso, é a partir de ações como a de ontem que as organizações pretendem conclamar a sociedade a sair da inércia para as ruas, exigindo uma posição dos governantes e políticos quanto as denúncias em suas gestões.

'O povo precisa sair dessa inércia'

No mês passado os estudantes realizaram outra "lavagem", em frente ao Palácio do Governo. Os diretórios agora pretendem estabelecer uma agenda positiva, com atos pontuais em escolas, ruas e praças para ter maior apoio da população. Eles também programa em breve, a realização de protestos novamente em frente à Assembléia Legislativa do Estado (ALE-AM) e ao Palácio.


"O povo precisa sair dessa inércia", pede o presidente da Juventude Socialista Brasileira, Sérgio Cardoso. Particularmente sobre a ALE-AM, as acusações que pairam sobre a casa são de nepotismon praticado por seu presidente, o dep. Estadual Belarmino Lins (PMDB).


Fonte: http://www.acritica.com.br/ e jornal impresso


______________________________________________________________




JSB-Amazonas é notícia no Jornal Amazonas Em Tempo



Política
18-Jul-2008

Estudantes voltaram a lavar a calçada de um órgão público, desta vez, na Assembléia Legislativa, em protesto aos casos de nepotismo praticado por deputados estaduais.



Estudantes usaram faixas e gritaram palavras de ordem, enquanto lavavam a rampa que dá acesso ao estacionamento da Aleam Estudantes voltaram a lavar a calçada de um órgão público, desta vez, na Assembléia Legislativa, em protesto aos casos de nepotismo praticado por deputados estaduais.


Fonte:

e jornal impresso

Um comentário:

  1. Oi Márcia,
    Eu vi vc ontem, no Domingo Espetacular, no ato na Câmara.
    A JSB - CE, mesmo de longe, é solidária ao movimento.
    Atè o FSM.

    Paula Bandeira

    ResponderExcluir