21 de mar. de 2011

A tarifa aumenta, a qualidade cai.

Durante toda a semana passada, na sede do SMTU, empresa responsável pelo transporte urbano em Manaus, um grupo formado por empresários do setor, técnicos da prefeitura, Conselho de Economia, estudantes, líderes comunitários debateu acerca do reajuste da tarifa do transporte Coletivo em Manaus.


O PSB e a JSB estiveram presentes nos debates representados pelo Dep. Estadual Marcelo Ramos e pelo estudante de Ciências Econômicas da UFAM, Elder Silva.
Os debates foram intensos, e todos deram suas contribuições. Para Marcelo Ramos o atual cálculo base da tarifa, através da planilha de custos leva a ineficiência do sistema, já que não se tem uma preocupação em baratear os custos dos elementos presentes na planilha.
Para Elder, a falta de transparência com relação ao lucro dos empresários também dificulta a melhoria do sistema, já que os mesmos alegam prejuízos anuais com o transporte coletivo em Manaus.

Ao final foi anunciado o cálculo final que definirá a tarifa possivelmente em R$2,70, tarifa que será decretada ao final do mês de março para vigorar apenas quando os novos ônibus entrarem em circulação.
O fato é que o debate foi mínimo, a sociedade civil organizada presente no Fórum foi ouvida, entretanto dificilmente seus pleitos serão atendidos. O que se viu foram representante do Amazonino afirmando que a tarifa entrará em vigor o mais breve possível, queiramos nós ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário