10 de jul. de 2011

Seminário Internacional de Políticas de Juventude

Nos dias 7 e 8 de julho aconteceu o Seminário Internacional de Políticas de Juventude: Debatendo Programas Internacionais, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Juventude Cidadã e da Fundação Getúlio Vargas Projetos.
O encontro reuniu profissionais, militantes, jovens que trabalham diretamente na formulação, análise e construção de políticas públicas. Palestrantes do México, Reino Unido, Portugal, Uruguai, Inglaterra e Brasil debateram sobre o desenvolvimento e a institucionalização das políticas públicas de juventude (PPJs). Para Ernesto Rodriguez do Centro Latino-Americano de Juventude (CELAJU), a juventude é um segmento importante na construção das políticas públicas e que por isso deve-se tratar o tema com a relevância que ele merece. A institucionalização da discussão da juventude é um marco para se pensar em futuro e desenvolvimento. Neste contexto Howard Wiliamson, da Universidade de Glamorgam, reafirmou: “É preciso líderes políticos engajados com a causa, que compreendam que é mais importante consolidar políticas de Estado, deixando de lado o péssimo hábito de paralisar uma ação boa quando foi seu antecessor que colocou o projeto em curso”.
Experiências na área de prevenção e atendimento da saúde do jovem foram apresentadas, como a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP). Foi feito um debate sobre a importância da informação juvenil, ocasião que foi apresentado o Portal Infojovem de informação juvenil no Brasil e os portais de Portugal e Uruguai. O projeto do Portal de Informação Juvenil do Governo do Estado do Ceará também foi apresentado.
Mirabelli, gestor de Juventude de Mongaguá-SP, eu e
Danilo Otto, gestor de Juventude de São Vicente-SP
A última mesa de debates foi sobre Cidadania Ativa e voluntariado. O engajamento do jovem foi valorizado através das experiências das Nações Unidas Voluntariado. Durante o Seminário aconteceu uma Feira das Organizações voltadas para a juventude.
Este foi o terceiro seminário, de um ciclo de cinco, que a Coordenadoria da Juventude Cidadã da Prefeitura do Rio de Janeiro vem realizando com o objetivo de integrar gestores e especialistas no assunto, e paralelamente oferecer formação aos jovens envolvidos na temática.



Palestrantes e organizadores do seminário
Mesa sobre Empregabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário