26 de jul. de 2011

Partidos querem os jovens nas eleições

Em encontro com o secretário Nacional da Juventude do PT, Valdemir Pascoal, realizado nesta segunda-feira (25) em Manaus, as secretárias estaduais de juventude do PSB e PT, Márcia Rebeca e Anne Caroline, respectivamente, afirmaram que as duas siglas têm jovens preparados para figurar como alternativa de voto ao eleitorado jovem no Amazonas

Manaus , 26 de Julho de 2011

LÚCIO PINHEIRO

  • Valdemir Pascoal, da Secretaria Nacional da Juventude do PT, discutiu, em Manaus, o espaço dos jovens em 2012
    FOTO: Euzivaldo Queiroz
De olho nos votos de 432 mil eleitores no Amazonas com idade entre 16 e 24 anos, lideranças partidárias da juventude do PSB e PT querem garantir maior presença de jovens concorrendo a cargos eletivos nas eleições municipais de 2012.
Em encontro com o secretário Nacional da Juventude do PT, Valdemir Pascoal, realizado nesta segunda-feira (25) em Manaus, as secretárias estaduais de juventude do PSB e PT, Márcia Rebeca e Anne Caroline, respectivamente, afirmaram que as duas siglas têm jovens preparados para figurar como alternativa de voto ao eleitorado jovem no Amazonas.
O número de eleitores com idade entre 16 e 24 anos (432.111 mil) no Amazonas corresponde a 21% do eleitorado amazonense, que é 2,032 milhões. Somente em Manaus, 223.245 mil eleitores estão dentro dessa faixa etária, o que equivale a 20% das pessoas aptas a votar na capital do Estado.
“Em 2012 nós teremos espaço eleitoral. Nas últimas eleições não tivemos porque acreditávamos que deveríamos ter uma formação melhor. Hoje, a gente já se sente maduro suficiente para se colocar como alternativa”, disse Márcia Rebeca.
Anne Caroline afirmou que a juventude não serve apenas para levantar bandeira. “Temos nos organizado para termos cada vez mais candidatos jovens. A ideia é termos em Manaus mais de um candidato para vereador, e a mesma coisa nos municípios”, disse a secretária estadual da juventude petista.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições municipais de 2008, o número de candidatos a vereador com idade entre 18 e 24 anos no Amazonas representou apenas 4% do total de candidaturas. Naquele ano, 6.028 concorreram a mandatos nas câmaras municipais do Estado. O total de candidatos ao cargo na faixa etária de 18 a 24 anos foi de 234.
Críticas
Membros de partidos opositores à atual administração de Manaus, Márcia e Anne criticaram a atuação da Secretaria Municipal de Juventude (Semje). “Não há como avaliar o que não existe”, declarou Márcia, ao ser questionada sobre as políticas públicas destinadas à juventude na capital. “Eu não percebo nenhuma ação que a secretaria tenha feito para dialogar com os jovens”, completou Anne.
 Secretário contesta partidos
O titular da Secretaria Municipal de Juventude (Semje), André de Souza, refutou as críticas das secretarias estaduais da juventude do PSB e do PT. Segundo ele, Márcia Rebeca e Anne Coroline fazem julgamento do que não conhecem. “Acredito que críticas são refutadas com trabalho. Gostaria de convidá-las para conhecer os nossos programas. Na gestão do Amazonino tivemos espaço, de fato, voltado para o jovem. Estamos a serviço da população, que tem aderido aos programas”, disse André.
Sobre as críticas à ausência de diálogo nas discussões para a criação do Conselho Municipal de Juventude, o coordenador do processo, Daniel Dias, disse que participam das reuniões sobre o conselho todas as instituições que, reconhecidamente, têm história e trabalho com a juventude. “A representatividade no conselho foi definida pela representatividade social e não política. A Márcia representa o interesse do partido e do ex-administrador público (deputado estadual Marcelo Ramos, que foi secretário do ex-prefeito Serafim Corrêa)”, disse Daniel.
Qualificação profissional é  desafio
O secretário Nacional da Juventude do PT, Valdemir Pascoal, esteve ontem, em Manaus, para falar com representantes locais da juventude petistas e de outras siglas sobre os temas que deverão nortear as discussões na Conferência Nacional da Juventude, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.
Valdemir defendeu que o momento atual é para se cobrar a implantação de políticas públicas já reivindicadas pela juventude. “Nós defendemos que o levante de bandeira já passou. Agora é momento de concretizar”, disse o secretário nacional. Educação e qualificação profissional do jovens são áreas onde o Governo Federal terá que investir mais, acrescentou Valdemir. “Temos que avançar muito mais ainda na qualificação profissional do jovem. Hoje, nós temos a mão-de-obra, mas não temos a qualificação”.
O petista se reuniu com as secretárias estaduais de juventude do PSB e do PT, na sede do Partido dos Trabalhadores, ontem, pela manhã, na avenida Constantino Nery. Representantes do PMDB, PDT e PCdoB  também foram convidados para a reunião, mas, de acordo com a secretaria do PT,  os representantes desmarcaram o compromisso.
Fonte:: Jornal A crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário