27 de jul. de 2011

Avaliação 52° CONUNE

Na tarde de ontem aconteceu, na sede do PSB, a reunião de avaliação da bancada da JSB-AM sobre o 52° Congresso da União Nacional dos Estudantes.
A bancada do Amazonas foi parabenizada por sua disciplina e formação, participação atuante nos grupos de debates. A opinião de todos sobre as questões referentes a infra-estrutura foi de que poderíamos ter condições melhores de acomodação. O alojamento longe e as condições sanitárias do local contribuiram e muito para a insatisfação geral.
Todos pontuaram também dificuldade de integração no próprio alojamento entre as bancadas e de positivo, a unidade de um grupo por ideais coletivos, a participação e o acúmulo político adquirido neste congresso, que é o centro da efervescência do movimento estudantil brasileiro.


A reunião produziu e tirou indicativo de uma próxima reunião, sendo nosso Baré com Política, um debate aberto sobre a administração caótica do sr. Amazonino Mendes a frente da prefeitura de Manaus.


Fotos: Márcia Rebeca e Rita Siqueira

26 de jul. de 2011

JSB-AM no Encontro Nacional dos Estudantes de Economia

Entre os dias 17 e 23 de julho, Niterói, na Universidade Federal Fluminense aconteceu o XXXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Economia com o tema: Economia e Sociedade, Ferramentas para um desenvolvimento econômico sustentável e a promoção da igualdade.
Nosso companheiro Elder Silva participou do encontro que teve como encaminhamentos: 


- Transparência total nas contas dos Encontros Nacionais e Regionais dos estudantes de Economia
- Reconhecimento no estatuto da FENECO que a Fedderação deve construir a UNE 
- FENECO irá construir a campanha "10% do PIB para a Educação"
-  Luta por cotas sociais e não raciais
- Luta por um ensino gratuito, público e de qualidade

Em 2012 o encontro será em Goiânia e o passo para uma luta Sem Medo da Democracia, dado. Por eleições diretas na Federação.


Partidos querem os jovens nas eleições

Em encontro com o secretário Nacional da Juventude do PT, Valdemir Pascoal, realizado nesta segunda-feira (25) em Manaus, as secretárias estaduais de juventude do PSB e PT, Márcia Rebeca e Anne Caroline, respectivamente, afirmaram que as duas siglas têm jovens preparados para figurar como alternativa de voto ao eleitorado jovem no Amazonas

Manaus , 26 de Julho de 2011

LÚCIO PINHEIRO

  • Valdemir Pascoal, da Secretaria Nacional da Juventude do PT, discutiu, em Manaus, o espaço dos jovens em 2012
    FOTO: Euzivaldo Queiroz
De olho nos votos de 432 mil eleitores no Amazonas com idade entre 16 e 24 anos, lideranças partidárias da juventude do PSB e PT querem garantir maior presença de jovens concorrendo a cargos eletivos nas eleições municipais de 2012.
Em encontro com o secretário Nacional da Juventude do PT, Valdemir Pascoal, realizado nesta segunda-feira (25) em Manaus, as secretárias estaduais de juventude do PSB e PT, Márcia Rebeca e Anne Caroline, respectivamente, afirmaram que as duas siglas têm jovens preparados para figurar como alternativa de voto ao eleitorado jovem no Amazonas.
O número de eleitores com idade entre 16 e 24 anos (432.111 mil) no Amazonas corresponde a 21% do eleitorado amazonense, que é 2,032 milhões. Somente em Manaus, 223.245 mil eleitores estão dentro dessa faixa etária, o que equivale a 20% das pessoas aptas a votar na capital do Estado.
“Em 2012 nós teremos espaço eleitoral. Nas últimas eleições não tivemos porque acreditávamos que deveríamos ter uma formação melhor. Hoje, a gente já se sente maduro suficiente para se colocar como alternativa”, disse Márcia Rebeca.
Anne Caroline afirmou que a juventude não serve apenas para levantar bandeira. “Temos nos organizado para termos cada vez mais candidatos jovens. A ideia é termos em Manaus mais de um candidato para vereador, e a mesma coisa nos municípios”, disse a secretária estadual da juventude petista.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições municipais de 2008, o número de candidatos a vereador com idade entre 18 e 24 anos no Amazonas representou apenas 4% do total de candidaturas. Naquele ano, 6.028 concorreram a mandatos nas câmaras municipais do Estado. O total de candidatos ao cargo na faixa etária de 18 a 24 anos foi de 234.
Críticas
Membros de partidos opositores à atual administração de Manaus, Márcia e Anne criticaram a atuação da Secretaria Municipal de Juventude (Semje). “Não há como avaliar o que não existe”, declarou Márcia, ao ser questionada sobre as políticas públicas destinadas à juventude na capital. “Eu não percebo nenhuma ação que a secretaria tenha feito para dialogar com os jovens”, completou Anne.
 Secretário contesta partidos
O titular da Secretaria Municipal de Juventude (Semje), André de Souza, refutou as críticas das secretarias estaduais da juventude do PSB e do PT. Segundo ele, Márcia Rebeca e Anne Coroline fazem julgamento do que não conhecem. “Acredito que críticas são refutadas com trabalho. Gostaria de convidá-las para conhecer os nossos programas. Na gestão do Amazonino tivemos espaço, de fato, voltado para o jovem. Estamos a serviço da população, que tem aderido aos programas”, disse André.
Sobre as críticas à ausência de diálogo nas discussões para a criação do Conselho Municipal de Juventude, o coordenador do processo, Daniel Dias, disse que participam das reuniões sobre o conselho todas as instituições que, reconhecidamente, têm história e trabalho com a juventude. “A representatividade no conselho foi definida pela representatividade social e não política. A Márcia representa o interesse do partido e do ex-administrador público (deputado estadual Marcelo Ramos, que foi secretário do ex-prefeito Serafim Corrêa)”, disse Daniel.
Qualificação profissional é  desafio
O secretário Nacional da Juventude do PT, Valdemir Pascoal, esteve ontem, em Manaus, para falar com representantes locais da juventude petistas e de outras siglas sobre os temas que deverão nortear as discussões na Conferência Nacional da Juventude, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.
Valdemir defendeu que o momento atual é para se cobrar a implantação de políticas públicas já reivindicadas pela juventude. “Nós defendemos que o levante de bandeira já passou. Agora é momento de concretizar”, disse o secretário nacional. Educação e qualificação profissional do jovens são áreas onde o Governo Federal terá que investir mais, acrescentou Valdemir. “Temos que avançar muito mais ainda na qualificação profissional do jovem. Hoje, nós temos a mão-de-obra, mas não temos a qualificação”.
O petista se reuniu com as secretárias estaduais de juventude do PSB e do PT, na sede do Partido dos Trabalhadores, ontem, pela manhã, na avenida Constantino Nery. Representantes do PMDB, PDT e PCdoB  também foram convidados para a reunião, mas, de acordo com a secretaria do PT,  os representantes desmarcaram o compromisso.
Fonte:: Jornal A crítica

20 de jul. de 2011

Lançamento da Conferência Estadual de Juventude


Na manhã de hoje, no Auditório Se. João Bosco Ramos de Lima da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas aconteceu o lançamento da 2a. Conferência Estadual de Juventude. A Conferência convocada através do decreto do governador para os dias 26, 27 e 28 de outubro será mais um espaço para debate e formulação da política estadual de juventude.
A JSB esteve presente durante todo o ato, junto com o deputado socialista Marcelo Ramos e o representante do prefeito de Apuí, Marquinhos Macil.



O Dep. Marcelo Ramos representou o parlamento estadual na cerimônia, que contou ainda com a presença de Diva Basílio da Secretaria Nacional de Juventude, do Secretário Júlio da SEJEL e de Paulo Pacheco do Departamento de Juventude. "O Estado tem o dever de prever e executar os recursos orçamentários necessários para as políticas de juventude" afirmou Marcelo em sua fala.


A Conferência será mais que um marco, ela terá como objetivo fazer uma mapa geral da juventude amazonense. Organize seu grupo e procure a JSB, vamos fazer milhares de conferências livres para mostrar ao Poder Público a organização da juventude.
Política se faz com participação.

18 de jul. de 2011

Visita aos deputados federais

Márcia Rebeca e Sérgio Cardoso, da direção da JSB-AM aproveitaram a estada em Brasília para bater um papo com os deputados socialistas, em especial os jovens. Conversaram rapidamente com Dr. Ubiali de São Paulo sobre a participação da JSB no Congresso da UNE. Domingos e Valadares falaram sobre a importância da participação da juventude em atividades como o congresso da União Nacional dos Estudantes, centro da efervescência política dos jovens brasileiros. O tempo curto não permitiu que conversássemos com Luiz Nóe, que nos enviou palavras de incentivo via twitter e com Glauber Braga que estava em reunião no Ministério das Cidades. É a JSB alçando vôos longos na política brasileira.
Dep. Dr. Ubiali (PSB-SP)

O jovem Dep. Domingos Neto (PSB-CE)

A juventude de Sergipe representada por Dep. Valadares Filho

10 de jul. de 2011

Seminário Internacional de Políticas de Juventude

Nos dias 7 e 8 de julho aconteceu o Seminário Internacional de Políticas de Juventude: Debatendo Programas Internacionais, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Juventude Cidadã e da Fundação Getúlio Vargas Projetos.
O encontro reuniu profissionais, militantes, jovens que trabalham diretamente na formulação, análise e construção de políticas públicas. Palestrantes do México, Reino Unido, Portugal, Uruguai, Inglaterra e Brasil debateram sobre o desenvolvimento e a institucionalização das políticas públicas de juventude (PPJs). Para Ernesto Rodriguez do Centro Latino-Americano de Juventude (CELAJU), a juventude é um segmento importante na construção das políticas públicas e que por isso deve-se tratar o tema com a relevância que ele merece. A institucionalização da discussão da juventude é um marco para se pensar em futuro e desenvolvimento. Neste contexto Howard Wiliamson, da Universidade de Glamorgam, reafirmou: “É preciso líderes políticos engajados com a causa, que compreendam que é mais importante consolidar políticas de Estado, deixando de lado o péssimo hábito de paralisar uma ação boa quando foi seu antecessor que colocou o projeto em curso”.
Experiências na área de prevenção e atendimento da saúde do jovem foram apresentadas, como a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP). Foi feito um debate sobre a importância da informação juvenil, ocasião que foi apresentado o Portal Infojovem de informação juvenil no Brasil e os portais de Portugal e Uruguai. O projeto do Portal de Informação Juvenil do Governo do Estado do Ceará também foi apresentado.
Mirabelli, gestor de Juventude de Mongaguá-SP, eu e
Danilo Otto, gestor de Juventude de São Vicente-SP
A última mesa de debates foi sobre Cidadania Ativa e voluntariado. O engajamento do jovem foi valorizado através das experiências das Nações Unidas Voluntariado. Durante o Seminário aconteceu uma Feira das Organizações voltadas para a juventude.
Este foi o terceiro seminário, de um ciclo de cinco, que a Coordenadoria da Juventude Cidadã da Prefeitura do Rio de Janeiro vem realizando com o objetivo de integrar gestores e especialistas no assunto, e paralelamente oferecer formação aos jovens envolvidos na temática.



Palestrantes e organizadores do seminário
Mesa sobre Empregabilidade

Sem Medo da Democracia

No dia 02 de julho a bancada do Movimento Sem Medo da Democracia no Amazonas se reuniu na sede do PSB para debater acerca da tese que será defendida no 52° Congresso da União Nacional dos Estudantes.
Estiveram presentes os delegados e suplentes do movimento, membros dirigentes da JSB na capital e a presença do Presidente Estadual do PSB, Marcelo Serafim, do Presidente de Honra Serafim Corrêa e vice-presidente do PSB, o professor Barbozão.
Os membros externaram suas opiniões e expectativas frente ao congresso que se aproxima.
Marcelo Serafim falou um pouco sobre sua experiência e formação no movimento estudantil, de como é importante espaços como o CONUNE para aprendizagem, formação e integração nacional. “Nós faremos a revolução com os jovens ao nosso lado.” finalizou ele antes de encerrar a reunião.



4 de jul. de 2011

JSB na 2a. Conferência de Juventude

Chegamos!

A JSB vêm com tudo nesta 2ª Conferência Nacional de Juventude e este será o nosso canal de dialogo com a militância socialista espalhada por todo Brasil.

Cada atividade, cada foto, cada ação, cada informação, compartilhe conosco.

Estamos aqui para auxiliar na organização de toda nossa galera em conferências livres, eletivas municipais, territoriais, estaduais e na etapa nacional.

Divulgue para toda sua rede o email: conferencia.jsb@gmail.com e ajude tambem na criação desta grande rede socialista de informação.

Em breve mais novidades

ACESSE www.conferenciajsb.blogspot.com