27 de jun. de 2011

Saúde para a juventude amazonense

É bem verdade que quando se fala em jovens a saúde é voltada para as questões relacionadas ao sexo, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. É de suma importância informar quanto a esses problemas, entretanto a questão é: nem só de sexualidade vivem os jovens!

Existe um universo de patologias que os afetam diretamente, sejam elas de ordem neurológica, motora ou psicológica. Sem contar os fatores sociais que influenciam e muito, ainda mais se levarmos em consideração os fatores ambientais de nossa região.

Vivemos em uma região do mapa brasileiro que é propicia a manifestações de doenças tropicais que não fazem distinção de idade, sexo ou raça para se instalarem e em alguns casos são devastadoras.

É importante usar todo tipo de teoria e aplicá-la de acordo com nossas necessidades para traçar projetos voltados para a saúde do jovem, em geral sem que o mesmo seja ligado sempre a ao clichê sexual.

O cuidado com a saúde do jovem vai muito além da simples informação através de folhetos explicativos, é preciso um cuidado maior que pode começar dentro das escolas, com palestras, acompanhamento e se necessário tratamento.

22 de jun. de 2011

Cultura Popular: Quadrilha Unidos dos Palmares

Ontem os dirigentes da JSB, Célia Patrícia e Rui Barbosa, se transformaram em brincantes para levar juntos com outros jovens a alegria da Quadrilha Unidos dos Palmares. A apresentação no Centro Cultural Povos da Amazônia vem para fechar um ciclo de dedicação, trabalho, empenho e união desses jovens. Veja abaixo o texto de apresentação ao Festival.

Vivemos numa cultura de violência, fomentada por diversos ciclos viciosos. Violência Familiar, Exploração do Trabalho Infantil, Drogas,  violência no Trânsito, e entre outras.
A ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA QUADRILHA UNIDOS DOS PALMARES vem para o 55º FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS com o tema Explosão de Alegria, para que esse tipo de violência não aconteça entre os nossos jovem de hoje.


Voltando para o lado Social ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA QUADRILHA UNIDOS DOS PALMARES, tem diversos tipos de atividades na nossa comunidade do Bairro do Zumbi dos Palmares e agora esta abrindo um novo anexo na comunidade do Monte Pascoal que fica centralizado na zona norte de Manaus e é com esse tema Explosão de Alegria que Estamos hoje aqui para alegrar esse Festival.





21 de jun. de 2011

Cultura, onde encontrá-la?

Por Célia Patrícia, 
do Grupo Folclórico Unidos dos Palmares

No Amazonas temos Boi Bumba, Festival de Ópera e de Cinema, espetáculos teatrais todos os anos em 
nosso estado, que não tínhamos em épocas atrás, mas alem dessas atividades o povo também precisa de espaços para desenvolver sua cultura local, e ate mesmo ter como levar seu trabalho a população. Para isso precisamos de espaços culturais para o desenvolvimento dessas atividades e assim ajudar fazendo nosso trabalho social.

A cultura também é um meio de transformação social, as danças folclóricas, os grupos teatrais, os grafiteiros e outros, todos tem o seu espaço dentro da sociedade, mas é preciso de mais, mais incentivo para que possamos nos sentir valorizados e de querer sempre mostra mais, incentivar ao jovens, sempre lembrado que podemos sim mudar nosso país afinal de conta somos o futuro da nossa nação, mas para tanto precisamos de um presente em que o jovem seja valorizado, através da cultura, do lazer, do esporte.

O incentivo a cultura precisa se melhor distribuído e discutido com a sociedade, assim o seu destino será feito de forma correta e coerente, tendo como foco toda população e não uma parte dela.

Precisamos apoiar os movimentos culturais como um todo.

14 de jun. de 2011

Mais de 200 pessoas debatem a UEA

Mais de 200 pessoas participaram nesta segunda-feira (13) de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), que discutiu o aumento no repasse de verbas para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Estudantes, professores e técnicos da universidade estiveram presentes na reunião, e defenderam a autonomia orçamentária da UEA, e o fim do desvio de recursos destinados exclusivamente para a universidade.

A audiência foi proposta pelo deputado Marcelo Ramos (PSB), que também é autor de um projeto de lei que propõe a revogação do artigo 6º da Lei 3022/2005. A Lei em questão dá liberdade ao governo do Estado de aplicar todo o excedente das verbas da UEA em outras áreas da administração pública. De acordo com o parlamentar, esta estratégia do governo já retirou R$ 163 milhões da UEA nos últimos cinco anos.

“Esta estratégia é um absurdo, e trouxe conseqüências ruins para a universidade. Hoje a UEA recebe recursos de um Fundo que é composto com verbas arrecadadas junto a empresas do distrito, em substituição ao ICMS. O problema é que o valor arrecadado acima do planejamento da Universidade é destinado para outras áreas do governo, como confirmou o representante da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) que participou da audiência. Queremos que o que seja arrecadado pela UEA seja aplicado na UEA”, disse.

Outra proposta de Marcelo, apresentada também como projeto de lei, é de que os recursos repassados para a UEA sejam aplicados em uma conta específica da Universidade, e não na conta geral do governo. “Isso representaria uma independência financeira da universidade, o que não existe hoje. Assim ela poderia gerir as verbas elencando prioridades”, propôs.

Marcelo lembrou que a no ano passado o governo precisou suplementar as verbas da UEA, para garantir o fechamento das contas. Na opinião dele, esta é a prova de que a universidade precisa constantemente de recursos extras, o que seria resolvido com a revogação do artigo 6º da Lei 3022.

A proposta foi defendida também pelo representante dos estudantes da UEA, Sebastião Campos, que pediu empenho dos deputados na aprovação do projeto. “Esta é uma oportunidade que temos de mudar esta realidade. Quem está dentro da universidade sabe das dificuldades que passamos. Pagamos impostos para que eles sejam aplicados da melhor forma possível, e não podemos admitir que a UEA seja sucateada desta forma”, comentou.

Já o reitor da UEA, José Ademir, disse que jamais será contra um projeto que garanta mais recursos para a UEA. Ele lembrou que a falta de professores e técnicos é um dos grandes problemas que a universidade vive hoje. “Apoio a iniciativa do debate, e sempre serei a favor de mais verbas para a UEA. É claro que a decisão final é do governador Omar Aziz, e não posso atropelar este processo”, afirmou.

Frente Parlamentar

Além da audiência pública, o ato desta segunda-feira foi marcado também pelo lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da UEA, que terá a responsabilidade de debater assuntos da universidade na Assembleia. Até o momento, já garantiram a participação na frente os deputados Luiz Castro (PPS), José Ricardo (PT), Conceição Sampaio (PP), além de Marcelo Ramos, que foi o autor da proposta de criação.

Marcelo acredita que a Frente precisa estender os debates sobre a UEA, promovendo encontros nos diversos setores da universidade. “É um assunto que interessa a todos. Não é a toa que estamos com um auditório lotado, inclusive com estudantes e professores do interior. A UEA é principal instrumento de redenção do nosso Estado que o governo possui hoje. Maior até que o Terceiro Ciclo e o Zona Franca Verde. Precisamos garantir que ela continue funcionando e formando profissionais”, concluiu.


Sebastião Campos, representante dos estudantes na Audiência

Galera dos Diretório de Saúde e Normal Superior e da UEE-AM


Luiz Rocha, presidente do Diretório Acadêmico da UEA-Itacoatiara


Fonte: Andrés Pascal
Fotos: Márcia Rebeca, Thiago Sarkis, Tacius Fernandes

13 de jun. de 2011

Conferência de Juventude

A partir de hoje vamos publicar textos que servirão como base para o debate da Conferência Estadual de Juventude. A JSB está se organizando para ajudar a construir uma grande e bela conferência e o primeiro passo é articular os textos e ampliar o debate. Somente com muita participação é que teremos uma conferência que mostrará a realidade da juventude brasileira.
O primeiro texto é de Márcia Rebeca e faz uma análise da 1a. Conferência Nacional de Juventude com link para a 2a. Conferência.

2011 é ano de conferência!

Márcia Rebeca - Conselheira Estadual de Juventude


A juventude está na pauta do desenvolvimento do Brasil, com maior ou menor preocupação de alguns setores, mas o fato é que, hoje, discute-se juventude muito mais que outrora.
Os jovens têm protagonizado grandes ações mundo afora. Egito, Portugal, Tunísia e Espanha são alguns exemplos de que a juventude está na ativa e, muitas vezes, insatisfeita. No Brasil, não poderia e nem deveria ser diferente. Porém o engajamento acontece de forma mais tímida, muito pelo fato de esta geração ser produto do sistema capitalista vigente, excludente e individualista que cria a ilusão de que os problemas coletivos de outros grupos nada tem a ver com o individualismo de cada um. O estímulo à participação e ao protagonismo juvenil é pouquíssimo valorizado pela sociedade brasileira. Poucos são os espaços para que os jovens sejam de fato ouvidos.
Em 2008, foi realizada a 1ª. Conferência Nacional de Juventude. Por ser a primeira, ela foi um marco em diversos aspectos como a dificuldade de mobilização e ausência de divulgação da grande mídia. Mais de 100mil jovens participaram de todas as etapas da conferência e escreveram páginas importantes na história da juventude brasileira. Foram aquelas em que tais pioneiros expuseram as inúmeras desigualdades nas diversas relações sociais de nosso país, desigualdades essas que a maior parte dos brasileiros parece fechar os olhos.
Os anseios foram transformados em bandeiras de luta e, graças ao envolvimento e militância incansável de diversas pessoas, garantiu uma das maiores conquistas da juventude: a inclusão dos jovens como sujeitos de cuidados prioritários na Constituição Federal. O Estatuto da Juventude foi amplamente debatido e está aguardando a votação no Senado. São muitos os avanços, mais muito ainda precisa ser feito e esta é a hora de reunir novamente.
A 2ª. Conferência Nacional de Juventude vem para somar diferentes causas, observar o que os jovens reivindicam e, principalmente, superar o desafio de colocar estas reivindicações em prática, com acompanhamento, transparência e democracia. A Conferência deverá ser mais uma marco de interação e compromisso entre Governo e Sociedade Civil, para a construção de uma nova realidade, onde a miséria cultural, educacional, esportiva, participativa que assola a juventude seja extinta.

Dep. Romário visita Manaus

O Dep. Federal Romário esteve em Manaus para participar de Audiência Pública sobre a Copa de 2014. A audiência aconteceu no auditório Belarmindo Lins, da Assembléia Legislativa do Amazonas, na manhã de hoje. A JSB aproveitou o momento para registrar o encontro com o deputado socialista.

Foto: Ericka - Liderança PSB

ENECO UNINORTE


No ultimo dia 8 de Junho a Federação Nacional dos Estudantes de Economia - FENECO - iniciou a mobilização sala a sala nas universidades particulares de Manaus rumo a construção da delegação do XXXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Economia - ENECO - que acontecerá entre 17 a 23 de Julho na Universidade Federal Fluminense - Niterói/ RJ. 


O coordenador de Formação Política, Elder Silva, apresentou o encontro e mobilizou os estudantes da UNINORTE, não apenas com o intuito de levar estudantes de economia do Amazonas para o ENECO, mas sim com o bjetivo de apresentar um espaço com todos os estudantes de economia do Brasil debater e construir a formação de que é ncessário esta nova geração de economistas possa criar metodos de desenvolvimento sustentável e modelos alternativos que garanta sempre o bem estar e riqueza da Amazônia para os longos e próximos anos.  


AMAZONAS RUMO AO ENECO ! http://eneco.com.br/ 

Elder Silva

10 de jun. de 2011

Mais Verbas UEA

No dia 07 de junho o Dep. Marcelo Ramos recebeu o Diretório Acadêmico de Saúde e o Centro Acadêmico de Turismo na Comissão de Transporte da Assembléia Legislativa do Amazonas.
Marcelo explicou a importância de se organizar um Movimento em Defesa da UEA e pediu o apoio das lideranças estudantis, para que reforcem, através do abaixo-assinado o pedido de revogação do art. 6° da Lei 3022/2005 que permite que recursos do Fundo da UEA sejam utilizado em outras áreas.
Sebastião, vice-presidente do DAS, disse que os estudantes da Escola de Saúde estarão na audiência pois se trata de lutar por melhorias na Universidade. Maria das Graças, presidente do Centro Acadêmico de Turismo, disse que a UEA é uma conquista do povo amazonense e lutar por ela deve ser dever de cada cidadão. 
A reunião foi muito produtiva. Uma prévia das discussões que acontecerão na Audiência, no dia 13 de junho, às 10h.




Fotos: Márcia Rebeca e Andrés Pascal

Mais verbas UEA

A campanha Mais verbas UEA do Deputado Marcelo Ramos está crescendo. São estudantes, professores e técnicos se mobilizando para a grande Audiência Pública que acontecerá no dia 13 de junho de 2011, ás 10h no Plenário Ruy Araújo, da Assembléia Legislativa do Amazonas.
Os Diretório Acadêmicos estão mobilizando os estudantes, com a ajuda do Diretor da UEE-AM, Élder Silva e da Conselheira de Juventude, Márcia Rebeca. As Escolas Normal Superior, Saúde e Artes e Turismo estão com intensa mobilização nos três turnos. Os estudantes chegarão a Audiência em movimento de protesto. Muitas são as reivindicações e é grande a indignação por conta dos frequentes desvios de recursos  da Universidade (veja matéria do Jornal Acrítica). 

 Ontem durante o sala a sala na Escola Superior de Artes e Turismo, o presidente do Diretório Acadêmico esteve acompanhado de um grupo de professores que faziam um verdadeiro apelo aos estudantes. Élder explicou sobre o projeto de lei que está tramitando na ALE e que pede a revogação do art. 6° da Lei 3022/2005 e pediu que os estudantes participassem do ato. Walace disse que sem a pressão dos estudantes, nenhuma lei que beneficie a UEA será aprovada. Márcia fez um apelo aos estudantes para que estes se unam aos professores e formem um movimento forte, começando com a participação na audiência pública.Vejam fotos das mobilizações abaixo.


Fotos: Márcia Rebeca e Élder Silva


Prestando contas

Resumo das atividades desenvolvidas pelos mebros da Juventude Socialista Brasileira no Amazonas durante o 1° semestre de 2011.
Foi um semestre de intensas atividades, manifestações, atos, congressos, reuniões, é a juventude fazendo no dia-a-dia a construção de uma sociedade melhor!

8 de jun. de 2011

Palestra UNINORTE


A convite de uma turma do curso de Administração do Centro Universitário do Norte - UNINORTE, o economista e ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa ministrou palestra sobre o Panorama Tributário Brasileiro e o Pacto Federativo.

Serafim abordou a questão da alta carga tributária brasileira, mostrando através dos números que a carga é concentrada, penalizando aqueles que tem maior propensão ao consumo, "a carga tributária no Brasil é injusta, quanto mais pobre mais imposto se paga." disse ele. Sobre a Reforma Tributária falou das inúmeras discussões que já houveram no Congresso e que normalmente definem pela aprovação do aumento da carga, sem corrigir as desigualdades.

Fotos: Márcia Rebeca

6 de jun. de 2011

Lembranças

Homenagem apresentada no 2° Congresso Estadual da JSB aos responsáveis pela construção dos primeiros passos de uma juventude combativa!

Reunião JSB-AM

No último sábado a JSB-AM reuniu-se para preparar-se para atividades importante: Conferência Nacional de Juventude Congresso da UNE.
Após uma eleição vitoriosa no Congresso da UEE-AM é chegada a hora de preparação dos que irão até Goiânia, se organizar e assim construir uma participação qualitativa neste que é o maior encontro dos estudantes brasileiros. Durante a reunião, diversas idéias surgiram de mobilização para a Conferência de Juventude, novidades que todos poderão acompanhar aqui pelo blog.


Fotos: Márcia Rebeca