27 de jul. de 2009

JSB defende diretas no Congresso da UEE-AM

Mesa da Plenária Final

Na quarta e maior edição do Congresso da União Estadual dos Estudantes do Amazonas reuniram-se estudantes de 9 municípios amazonenses. Comprovando o crescimento da UEE-AM.

A programação contou com a presença de diversos líderes políticos e intelectuais. A reitora e o vice eleitos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Márcia Perales e Ednaldo, respectivamente, a reitora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) Marilene Correa e o escritor amazonense Tenório Teles, que participou da mesa de lançamento da Frente Ampla em Defesa da Meia Passagem, participaram dos debates. Além de Deputados Estaduais e Federais.

Companheiro Felipe defendendo a manutenção do artigo que proíbe a recondução ao mesmo cargo
Jovens de Manacapuru, Itacoatiara, Maués, Tabatinga, Tefé, Benjamin Constant, Parintins, Coari e São Gabriel da Cachoeira romperam as barreiras geográficas que os separam da capital do Estado e, em alguns casos, viajaram mais de mil quilômetros para participar das discussões.

"Dentro desse contexto, a JSB não poderia deixar de imprimir sua marca no Congresso, por isso defendeu as Diretas Já, como forma de democratizar a União Estadual dos Estudantes do Amazonas e levá-la ao maior número de estudantes de nosso Estado" defendeu Márcia Rebeca integrande do Movimento Diretas Já - Sem medo da Democracia e 2ª Vice-Presidente da UNE.
Esse foi o único ponto divergente dentro do Congresso.
Companheira Márcia defendendo mais democracia na UEE: Eleições Diretas para diretoria
As resoluções, manifestos e monções aprovadas unanimemente pela plenária do congresso engrossaram a politização do evento. Dos grupos de discussão sobre conjuntura política e educação saíram textos que avaliam a crise econômica, os seus danos causados a humanidade e alternativa apresentada pelos governos progressistas de vários países da América Latina, além da necessidade de um projeto de reforma universitária que fortaleça o ensino superior público e estabeleça a regulamentação do ensino superior privado.

Uma das pautas centrais do Congresso, a defesa da manutenção da meia passagem foi tema do manifesto, também aprovado por unanimidade. O documento deverá ser apresentado à sociedade, às entidades do movimento social, intelectuais e líderes políticos, a fim de receber seus apoios e fortalecer o coro pela garantia do benefício.

Felipe e Joyce no grupo de Movimento Estudantil


Nenhum comentário:

Postar um comentário