27 de jul. de 2009

Bancada do PSB é maioria na abertura do Congresso da UNE

O Dep. Rodrigo Rolemberg discursando na abertura do CONUNE

A abertura do 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes - CONUNE aconteceu no último dia 15 de julho de 2009, em sessão solene na Câmara dos Deputados e contou com a presença de representantes da UNE como Lúcia Stumpf, Márcia Rebecca e Bruno da Mata, assim como representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, Ismael Cardoso, além dos parlamentares, representantes de juventudes e estudantes.

Segundo a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, esse congresso acontece em um momento muito importante para a entidade. “O 51º congresso que se inicia representa um grande marco democrático, que resultará em um Brasil não para o futuro, e sim para o agora”, disse ela. Segundo Lúcia, o congresso é a demonstração da consolidação do movimento estudantil brasileiro, e enfatizou a importância dos estudantes que constroem a UNE diariamente.

Os deputados Glauber e Rodrigo e a deputada Lídice com a Juventude Socialista Brasileira


O deputado Rodrigo Rollemberg exaltou a Juventude Socialista Brasileira pela vontade de construir um processo mais democrático para as eleições dos representantes da União. “Cumprimento os jovens da JSB, que com o tema das Diretas Já, pretendem fazer da União Nacional dos Estudantes uma entidade que represente de fato os estudantes brasileiros. A UNE é mais do que uma simples entidade estudantil. É um celeiro de quadros políticos. Desejo que a UNE esteja a altura para representar os desafios que os jovens brasileiros enfrentam.”

Segundo a deputada Lidice da Mata, que relembrou a importância da Bahia para a historia da UNE, a presença feminina na entidade é de grande importância e supera barreiras culturais. “A primeira presidente mulher da União Nacional dos Estudantes foi a baiana Clara Araújo. E desde então a representação do estado da Bahia tem contribuído para a complementação da historia da entidade.” A deputada também comentou a importância de que a UNE continue lutando para transformar as estatísticas sociais dentro das universidades federais. “A universidade pública e a democracia no ingresso nessas universidades deve ser a principal bandeira levantada pelos estudantes.”

O deputado Glauber Braga parabenizou os estudantes e representantes das entidades presentes, e relembrou uma conversa com um estudante, que disse que muitas vezes vencer as batalhas eleitorais e administrativas são fáceis, mas vencer a batalha cultural é difícil. “Parabenizo os representantes da UNE por estarem na frente para enfrentamento dessa batalha, sendo a entidade uma protagonista nessas ações”.

Estiveram presentes na abertura os deputados socialistas: Janete Capiberibe, Lídice da Mata, Glauber Braga, Rodrigo Rollemberg, Valadares Filho, Marcelo Serafim, Márcio França.



Por Amanda Lavor
Estudante de Jornalismo JSB-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário