27 de jul. de 2009

Congresso da UNE vira torcida entre Ciro e Dilma

BRASÍLIA (Reuters) - As campanhas pré-eleitorais da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) dividiram nesta quinta-feira os participantes do 51º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), que contou com a presença da ministra e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Dilma é a pré-candidata do PT para a eleição presidencial de 2010. Já o deputado é citado como possível candidato a presidente, mas está em seus planos concorrer a governador de São Paulo.
Antes da chegada das autoridades ao local do evento, uma pequena parcela dos cerca de 2.800 estudantes gritou: "Brasil para frente, Ciro presidente."Em seguida, a maioria do auditório respondeu com vaias e palavras de ordem em defesa da ministra, como "Olê, olê, olê, olá; Dilma, Dilma".
O presidente Lula também foi saudado com um coro, mas tentou frear os estudantes.- Vocês vieram aqui para trabalhar ou para gritar? - disse Lula, o primeiro presidente a participar de um congresso nacional da UNE desde que a entidade foi fundada, em 1937.O presidente defendeu a ampliação do acesso ao ensino universitário e as cotas raciais, a autonomia da instituição estudantil para fazer reivindicações junto ao governo e o esclarecimento do destino dos mortos e desaparecidos pela ditadura militar. Ao defender os programas sociais de seu governo, Lula admitiu que o Bolsa Família pode ser assistencialista.Quando falava das realizações sociais do seu governo, Lula se emocionou. O presidente também respondeu o pedido feito pelos estudantes por uma maior participação do Estado na Petrobras e pela nacionalização das reservas de petróleo localizadas na camada pré-sal.Segundo Lula, Dilma lhe entregará a proposta final do novo marco regulatório do setor em 10 dias, que depois será enviado ao Congresso.- Não quero que seja um projeto meu. Quero que seja um projeto da sociedade brasileira para que mais ninguém tente privatizar esse patrimônio nacional - afirmou Lula.
A UNE, que recebeu recursos da Petrobras e outros órgãos públicos para realizar o congresso, faria uma manifestação nesta quinta-feira em defesa da estatal e do petróleo.- A CPI da Petrobras (instalada no Senado) não é um balizador deste ato, mas vai ser comentada na passeata. Vai haver falas contra e a favor da CPI - disse à Reuters a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.Em seu discurso, a representante dos estudantes pediu a Lula que o Executivo reduza a meta de superávit primário e os juros a fim de haver mais capacidade para aplicar recursos no setor.- Precisamos alcançar a meta de 10 % do PIB (Produto Interno Bruto) investidos em educação

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário