10 de ago. de 2011

Domingos Neto participa do Encontro de Alto Nível sobre juventude da ONU


Programa de inclusão de jovens do Brasil é destaque em evento da ONU
08/08/2011
No último dia 25, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou o Encontro de Alto Nível sobre Juventude. Representantes de 54 países se reuniram em Nova Iorque para tratar do tema “Juventude: Diálogo e Entendimento Mútuo”. O deputado Domingos Neto (PSB-CE) participou do encontro representando a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Juventude do Congresso Nacional e destaca o sucesso que o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) fez entre os demais congressistas.
Liderança do PSB na Câmara - A ONU reuniu 54 países para discutir a Juventude. Como foi esse encontro? 
Deputado Domingos Neto - Tivemos a oportunidade de trocar experiências com todo os continentes e conhecer as iniciativas de outros países para a Juventude. A Câmara, representada pela Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, realizou ess,e intercâmbio. O foco da delegação brasileira também foi apresentar o Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), que teve muito sucesso entre os outros países.

Liderança do PSB - Qual é o diferencial do Projovem que chamou tanto a atenção das outras delegações? 
Domingos Neto - O que chamou mais a atenção dos participantes foi a vinculação de uma política social de custeio com a ação pedagógica de inclusão que o programa traz. A inclusão social de jovens de baixa renda é visto por outros países como uma verdadeira revolução.

Liderança do PSB - O sucesso do Projovem trouxe retorno para o Brasil?
Domingos Neto -
 A Secretaria Nacional de Juventude e a missão do Brasil assinaram, junto à ONU, um termo de parceria com o fundo da ONU para as populações. São recursos, investimentos financeiros que virão para o Brasil custear políticas sociais, como o Projovem.

Liderança do PSB - Vocês conheceram algum modelo ou iniciativa de intercâmbio parlamentar que pode servir para o Brasil?
Domingos Neto -
 Tivemos a ideia de fazer um intercâmbio parlamentar entre os jovens de países de língua portuguesa. Nós estreitamos relações com jovens deputados de Moçambique e estamos tentando fazer um fórum internacional de parlamentares de países lusófonos. A intenção é que, discutindo políticas públicas, possamos mostrar nossas experiências principalmente para os países africanos de língua portuguesa. É uma política que nasceu no governo Lula. Inclusive meu estado, Ceará, é o pioneiro neste sentido, pois já inaugurou a primeira Univesidade Federal Lusófona do país, que é a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, que tem o objetivo desintegrar esses países nas questões internacionais de irmandade com esses países.

Liderança do PSB - Estamos em um período de crise econômica mundial, que reflete principalmente da mudança de expectativa para os jovens. Isso foi discutido no encontro?
Domingos Neto 
- Essas crises mostram como a Juventude tem sido protagonista nas mudanças e tentativas de mudanças pelo mundo. Na África, a crise com os governos ditatoriais iniciaram-se através de movimentos de Juventude. Os protestos na Espanha também iniciaram com a Juventude e em rápidas semanas se criou um grande movimento nacional que difundiu na Europa, representando um grande baque para os partidos que tomavam o poder. E também isso se difundiu por toda a Europa. O que se mostrou é que é preciso deixar de pensar a Juventude como um problema e trazê-la para as decisões. É necessário ter a abertura dessa visão para uma ideia de progresso. Essa mudança não é apenas importante, é necessária, imprescindível para que a gente possa democratizar os governos e trazer a Juventude para a participação mais efetiva das decisões.

Foto: Sérgio Francês
Fonte: www.psbanacional.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário