21 de dez. de 2010

Integração mundial

FMJE na África do Sul


A Juventude e os Estudantes do mundo estão reunidos desde o dia 13 de dezembro na África do Sul, no 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. Com o lema “Por um mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, Derrotemos o Imperialismo!”, o encontro termina hoje.
A atividade ocorre em momento de crise do capitalismo e transição da geopolítica mundial. Países em desenvolvimento passam a ocupar grande relevância no contexto internacional, se articulam em blocos e se contrapõem ao unilateralismo dos Estados Unidos e Europa. Além disso, pela primeira vez na África sub-saariana, essa edição necessariamente trará à tona a discussão da luta contra o racismo e das guerras. Pautará, ainda, a África do Sul, e a luta do seu povo que, em 1994, liderado pelo Congresso Nacional Africano (CNA) elegeu Nelson Mandela e derrubou o regime de Apartheid.
O FMJE é um encontro que reune jovens de todo o mundo para discutir as transformações sociais, por meio da educação, cultura, esporte e é uma grande festa de integração cultural entre os povo.
Em 2005, o FMJE aconteceu na Venezuela e a JSB-AM esteve representada por Márcia Rebeca. Para ela o encontro é uma experiência única de integração entre os povos de todos os continentes.
Este ano o Brasil também está marcando presença, e como no último encontro deve estar sendo a delegação mais animada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário