Escritos da JSB-AM
O texto de hoje é de Débora Polyana, acadêmica de Biblioteconomia da UFAM e militante da JSB. Hoje está como vice-presidente da JSB-Manaus. O texto faz uma abordagem sobre a Assistência Estudantil. Boa leitura.
Assistência Estudantil é um conjunto de políticas que permitem a permanência e o aproveitamento dos estudantes de baixa renda no Ensino Superior. Esse conjunto de políticas que poderiam tornar democrática a passagem desses alunos pela Universidade, vem sido esquecida pelos dirigentes dessas instituições.
Há equivocados, que afirmam que este é um assunto secundário ou sem importância, por não acreditar que não existe relação com o ensino propriamente dito. No entanto o fator socioeconômico é determinante no desempenho acadêmico. Podemos observar isso ao considerarmos a parcela de estudantes privilegiados que tem condições de dedicar-se exclusivamente aos estudos e a grande parcela que enfrenta dupla jornada: a de trabalhador assalariado e a de estudante, e esta última que por vezes fica comprometida devido a sobrecarga de tarefas.
É considerável o aumento dos investimentos do Governo Federal em Educação Superior. A ampliação de vagas, contudo, deve estar associada a uma consistente política de assistência estudantil, para garantir a permanência e a conclusão do curso. Mas, infelizmente, como já citado, os dirigentes das instituições de ensino não vem dando muita importância a essa questão.
Caros colegas depois de muita luta, obtemos conquistas na ampliação do acesso à Universidade Pública; temos certeza que também teremos vitórias no que diz respeito à assistência estudantil e democratização em nossa Universidade, se continuarmos esta batalha em prol do Movimento Estudantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário