Artigo - Vitória dos estudantes de Manaus
11-05-2009 10:38
No artigo abaixo, o deputado Marcelo Serafim comemora a vitória dos estudantes na questão da meia passagem e faz críticas à administração do prefeito de Manaus Amazonino Mendes:
Com muita alegria, comemorei junto com os estudantes de Manaus a provável vitória pelo retorno de 120 meias passagens mensal para uso em transporte coletivo. A manifestação organizada pelos estudantes era para que a emenda 10 da Lei Orgânica do Município de Manaus fosse revogada.
É bom salientar que a redução ocorreu mediante aprovação de uma emenda à lei orgânica do município e a vitória só será concretizada quando essa emenda for substituída por uma nova que garanta as 120 meias passagens.
A luta do Movimento Estudantil é justa e necessária, pois a fatídica emenda quer reduzir, descaradamente, de 120 para 44 por mês o número de meias passagens para cerca de 500 mil estudantes da cidade. Isso, simplesmente, significa tirar das famílias, que mantêm os filhos estudando, R$ 420 milhões por ano.
O bravo Movimento Estudantil da Capital do Amazonas conseguiu, na mais pacífica manifestação de todos os tempos, paralisar 14 pontos na cidade. Por mais de uma hora, a cidade viveu o caos urbano. Porém, a causa é nobre.
No início da manifestação, o prefeito Amazonino Mendes tentou dar um golpe e desmobilizar a categoria estudantil. Mas, ela não se encolheu e seguiu em frente, conquistando a base de mobilização e toda pressão popular para alcançar umas das maiores vitórias que o movimento estudantil já obteve.
O prefeito Amazonino demonstra claramente que está perdido. Não imaginava que durante esses quatorze anos em que ficou distante da prefeitura, a sociedade manauara tivesse adquirido um senso crítico tão grande. A sociedade, que foi iludida por ele e sua patota durante todos esses anos, aprendeu muito no período em que eles estiveram fora do poder. Aprenderam, por exemplo, a se mobilizar e exigir seus direitos.
Hoje, Manaus não tem mais os 'salvadores da pátria' que ficavam em programas de televisão popularescos, apontando defeitos de uma administração que tentou de todas as formas acertar. Agora sem os aproveitadores da miséria alheia, a sociedade se vê obrigada a promover mobilizações gigantescas para ter os direitos adquiridos respeitados.
Amazonino Mendes está ultrapassado, não tem condições morais, nem nunca tevem, de administrar a cidade. Portanto, não pode melhorar a desordem. O pior de tudo é que, durante a campanha eleitoral, prometeu mundos e fundos. Prometeu aos kombeiros, mototaxistas, taxistas e rodoviários a mesma mercadoria e agora não tem como entregá-la a ninguém.
A mobilização destas categorias ainda não começou. Quando começar, Manaus não vai agüentar. Vai parar! Aliás, parada Manaus já está há cinco meses.
Marcelo Serafim – Deputado Federal pelo PSB do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário