19 de fev. de 2009

JSB em defesa do estágio

Durante anos vem sendo discutidas formas de ampliação das políticas públicas voltadas para a juventude. O Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Juventude vem implantando projetos que aumentam a participação do jovem dentro da sociedade. Em 2008 foi realizada uma grande Conferência de Juventude que debateu os rumos da juventude no país e encaminhou para a Câmara dos Deputados a PEC da Juventude, que inclui a juventude na Constituição Brasileira. A PEC foi aprovada pelos Deputados, junto com outras propostas que atingem direto a juventude, como a reserva de vagas nas universidades públicas.

Aqui em Manaus não era diferente, a política de juventude do município foi de fato criada. Os jovens passaram a ter um valor real, deixando de ser apenas o futuro para ser o presente de fato. O ex-prefeito Serafim Corrêa, atuou na mesma linha do Governo Federal e implantou programas estratégicos para a juventude, como o Projovem e o maior programa de 1º Emprego do país, além de parques e áreas culturais e para a prática do desporto. O Programa Meu 1º Emprego, que durante a gestão do ex-prefeito beneficiou quase 10mil estudantes de nível médio ou superior, e tinha um amplo aspecto social – muitos estudantes usavam a bolsa-auxílio para ajudar nas despesas de casa, a pagar a faculdade ou livros didáticos – e aspecto acadêmico, de integração do estudante com a prática necessária a profissão em que está se formando. Durante a Conferência de Juventude realizada pelo ex-prefeito – e vale lembrar que foi o único que se dispôs a ouvir a juventude – várias resoluções foram aprovadas e encaminhadas a Prefeitura de Manaus e dentre elas a que pedia a permanência do programa e a ampliação das atuais 3mil bolsas de estágio.

E para nossa surpresa, o atual Prefeito, Sr. Amazonino Mendes cancela o contrato com o Instituto Evaldo Loid, sem nenhuma explicação cabível (a não ser a que está nas entrelinhas, acabar com o estágio para garantir mais dinheiro para o salário dos comissionados), indo na contra-mão dos avanços em nosso município no que diz respeito a juventude. Ele tira de muitos desses estudantes, o sonho de ter uma faculdade em seu currículo, colocando-os em desespero por não ter como pagar sua faculdade ou seus livros. Essa é a nova forma de governar do Sr. Prefeito Amazonino Mendes, joga no lixo todos os avanços nas políticas de juventude e deixa claro que não quer papo com o jovem, que não dá valor para o trabalho que eles desenvolvem nas salas de aulas, sem falar nos jovens que não terão mais a oportunidade de praticar o conhecimento aprendido na academia.

É por isso que a Juventude Socialista Brasileira não se calará, como nunca se calou e está solidária a todos esses jovens, que foram tão cruelmente e friamente avisados que não eram mais estagiários, e se preciso for – e será – iremos as ruas junto a eles defender a continuação das políticas implementadas na gestão passada.

Juventude Socialista Brasileira do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário