19 de fev. de 2009

JSB em defesa do estágio

Durante anos vem sendo discutidas formas de ampliação das políticas públicas voltadas para a juventude. O Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Juventude vem implantando projetos que aumentam a participação do jovem dentro da sociedade. Em 2008 foi realizada uma grande Conferência de Juventude que debateu os rumos da juventude no país e encaminhou para a Câmara dos Deputados a PEC da Juventude, que inclui a juventude na Constituição Brasileira. A PEC foi aprovada pelos Deputados, junto com outras propostas que atingem direto a juventude, como a reserva de vagas nas universidades públicas.

Aqui em Manaus não era diferente, a política de juventude do município foi de fato criada. Os jovens passaram a ter um valor real, deixando de ser apenas o futuro para ser o presente de fato. O ex-prefeito Serafim Corrêa, atuou na mesma linha do Governo Federal e implantou programas estratégicos para a juventude, como o Projovem e o maior programa de 1º Emprego do país, além de parques e áreas culturais e para a prática do desporto. O Programa Meu 1º Emprego, que durante a gestão do ex-prefeito beneficiou quase 10mil estudantes de nível médio ou superior, e tinha um amplo aspecto social – muitos estudantes usavam a bolsa-auxílio para ajudar nas despesas de casa, a pagar a faculdade ou livros didáticos – e aspecto acadêmico, de integração do estudante com a prática necessária a profissão em que está se formando. Durante a Conferência de Juventude realizada pelo ex-prefeito – e vale lembrar que foi o único que se dispôs a ouvir a juventude – várias resoluções foram aprovadas e encaminhadas a Prefeitura de Manaus e dentre elas a que pedia a permanência do programa e a ampliação das atuais 3mil bolsas de estágio.

E para nossa surpresa, o atual Prefeito, Sr. Amazonino Mendes cancela o contrato com o Instituto Evaldo Loid, sem nenhuma explicação cabível (a não ser a que está nas entrelinhas, acabar com o estágio para garantir mais dinheiro para o salário dos comissionados), indo na contra-mão dos avanços em nosso município no que diz respeito a juventude. Ele tira de muitos desses estudantes, o sonho de ter uma faculdade em seu currículo, colocando-os em desespero por não ter como pagar sua faculdade ou seus livros. Essa é a nova forma de governar do Sr. Prefeito Amazonino Mendes, joga no lixo todos os avanços nas políticas de juventude e deixa claro que não quer papo com o jovem, que não dá valor para o trabalho que eles desenvolvem nas salas de aulas, sem falar nos jovens que não terão mais a oportunidade de praticar o conhecimento aprendido na academia.

É por isso que a Juventude Socialista Brasileira não se calará, como nunca se calou e está solidária a todos esses jovens, que foram tão cruelmente e friamente avisados que não eram mais estagiários, e se preciso for – e será – iremos as ruas junto a eles defender a continuação das políticas implementadas na gestão passada.

Juventude Socialista Brasileira do Amazonas

17 de fev. de 2009

Marcelo defende manutenção de empregos em Manaus

O deputado Marcelo Serafim (PSB-AM) criticou o prefeito Amazonino Mendes que ontem demitiu três mil estagiários do Programa Primeiro Emprego da Prefeitura de Manaus. "Ele demonstra todo o descompromisso com a sociedade. Vamos lutar, junto com os estagiários, pela manutenção dos empregos", disse Marcelo. Leia abaixo o que disse Marcelo em discurso na Câmara dos Deputados: "Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ocupo a tribuna no dia de hoje para manifestar o meu repúdio ao Prefeito de Manaus, Sr. Amazonino Mendes, que no dia de ontem extinguiu o estágio de primeiro emprego da Prefeitura de Manaus, que empregava atualmente 3 mil jovens universitários. Isso mostra o total descompromisso tanto com a cidade de Manaus quanto com a formação desses jovens. Infelizmente, no momento em que vivemos uma crise mundial o Prefeito Amazonino Mendes e seu Vice, Carlos Souza, tomam uma decisão como essa e colocam na rua 3 mil estagiários. Nós estaremos ao lado deles lutando para que esse programa ainda tenha uma sobrevida. Infelizmente, a decisão do Prefeito descontenta grande parte da sociedade amazonense e espero que ele reveja sua decisão. Muito obrigado, Sr. Presidente".

4 de fev. de 2009


Bancada Feminina é oficializada no Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados

Partido Socialista Brasileiro - PSB

04/02/2009 - 15:15
Pela primeira vez na história da Câmara dos Deputados, a Bancada Feminina passa a ter representatividade oficial no Colégio de Líderes da Casa. A coordenadora da Bancada, deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN), foi empossada no grupo pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Michel Temer (PMDB-SP). Em sua primeira reunião de líderes como presidente da Câmara, Michel Temer fez questão de cumprir sua promessa de campanha, estendendo à coordenadora da Bancada o direito de ter “vez e voto” no Colégio de Líderes. “’É uma importante conquista para nós deputadas, pois mostra o quanto estamos avançando em nossas reivindicações. Agora podemos ser oficialmente ouvidas nas mais importantes decisões legislativas”, disse. Ainda durante o processo eleitoral para escolha do novo presidente da Câmara, a Bancada Feminina ouviu cada um dos candidatos; que por sua vez assumiram o compromisso de fazer com que o grupo tivesse representatividade na Mesa Diretora da Câmara. MESA - Como um assento na Mesa Diretora só será possível a partir da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 590/2006, da deputada Luiza Erundina (PSB/SP), o então candidato Michel Temer garantiu que em paralelo a apreciação da PEC, que depende da instalação de comissão especial, a Bancada Feminina já passaria a ter assento no Colégio de Líderes. “Com a deputada Sandra Rosado no Colégio de Líderes, nosso próximo passo será instalar uma representação oficial da Bancada Feminina aqui na Câmara, algo como uma Procuradoria da Mulher para tratar de todos os assuntos de gênero”, disse Temer. Para Sandra Rosado, a disposição do presidente Michel Temer em defender os interesses da Bancada Feminina vai facilitar a ação do grupo. “Várias são as reivindicações que há muito tempo não conseguíamos dar encaminhamento. E essa disponibilidade do presidente Temer vai garantir o desenvolvimento dos nossos trabalhos”, enfatiza Sandra.
Liderança do PSB na Câmara