30 de abr. de 2009

Contra a redução do Meio-Passe

O deputado Marcelo Serafim criticou a decisão do presidente do Superior Tribunal Federal, ministro (STF) Gilmar Mendes, de suspender as liminares que impediam a publicação da lei municipal que reduz e restringe a meia passagem para estudantes da cidade. Serafim disse que o ministro prejudicou os mais pobres ao permitir a redução do benefício.
A redução nas meias passagens será de 120 para 44 por mês. Cerca de 500 mil estudantes fazem uso do benefício em Manaus. O gasto com transporte para as famílias com filhos em idade escolar pode chegar a um total de R$ 420 milhões por ano.

Por Gilson Araújo

17 de abr. de 2009

Estudantes protestam

Em defesa da Meia-passagem






















Mais de mil estudantes de Manaus realizaram uma passeata, na manhã de ontem. A passeata teve início na Câmara Municipal de Manaus, com a entrega de uma carta de reinvindicações ao Vereador Eduardo Castelo, que estava representando o Parlamento e único que se posicionou frente aos estudantes.
A pauta da passeata foi o arquivamento da lei aprovada no dia 23 de dezembro de 2008, que reduz a quantidade de passes estudantis e restringe o acesso ao benefício.
Os estudantes saíram debaixo de chuva forte rumo a Prefeitura Municipal de Manaus, onde buscavam ser atendidos pelo Prefeito de Manaus, o que não acponteceu. O Prefeito, mês atrás solicitou ao Tribunal de Justiça, através de seu Vice, celeridade no julgamento do mérito da liminar concedida pela Desembargadora Graça, que impediu que a redução da meia-passagem fosse colocada em prática.

Os estudantes não foram recebidos pelo Prefeito e a Prefeitura estava com as portas fechadas e um forte esquema de segurança.

13 de abr. de 2009

UEE



A União Estadual dos Estudantes já colocou na ordem do dia a organização para o 4o. Congresso da entidade, que debaterá novos rumos, educação e movimento estudantil.

No último sábado foi realizada a primeira reunião da Comissão que coordenará o congresso, de lá já foi tirado o edital a ser publicado em jornais da cidade.


Vamos todos nos organizar e convidar os estudantes universitários do Amazonas a debaterem sobre sua universidade e a melhor universidade para o Brasil.