24 de abr. de 2008

Protesto contra a corrupção

Estudantes indignados com os escândalos na administração do Governo do Estado foram as ruas protestar pela falta de transparência com o dinheiro público e a falta de investimento na Educação.
Os resultados do último exame nacional comprovam a falta de investismento e apreocupação do governador com a Educação. Dentre os estados da Federaçãos somos o penúltimo na lista, e se for avaliado apenas as escolas públicas, o Amazonas fica em último novamente, com o pior índice.
São inúmeros escândalos, 18 milhões para obras fantasmas, o dinheiro do Prosamim que ninguém sabe para onde vai, gabinete de 5 milhões, parceria agropecuária no Acre, além das viagens ao exterior. Tantos escândalos e nenhum olhar para o jovem. Nenhum olhar para a educação. Um governo que rouba o sonho dos jovens de ter um futuro mais digno. Foi com esse espírito que os estudantes foram as ruas em protesto, num ato de repúdio à corrupção na administração estadual.

11 de abr. de 2008

A UNE de Volta para casa


1º de abril de 1964: a ditadura militar invadiu, saqueou, incendiou e destruiu a sede da UNE e da UBES, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro. Quarenta e quatro anos depois, uma nova geração de estudantes reivindica que o mesmo Estado que, num período de exceção democrática, incendiou e demoliu a sede das entidades , tem agora o dever de reconstruí-la. As entidades recuperaram recentemente o terreno, ocupando o lugar após uma grande passeata realizada em 1º de fevereiro deste ano. Os estudantes se mantiveram acampados ali e, posteriormente, as entidades venceram na justiça a disputa contra um estacionamento ilegal que havia se apoderado do local.
Depois da volta pra casa, os estudantes agora querem a reconstrução de suas sedes e de um Centro Cultural. O projeto foi doado às entidades pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Para expressar o amplo apoio já angariado em torno da causa diretores das entidades realizaram um ato político, no dia 3 de abril no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O ato também homenageou os perseguidos políticos no período da ditadura militar e contou com a participação da ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nicéia Freire; do secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sergio Mamberti, ex integrante do CPC da UNE; do secretário-executivo do Ministério dos Esportes e ex-presidente da UNE, Wadson Ribeiro; do senador Renato Casagrande (PSB-ES); da senadora Ideli Salvati (PT-SC); do deputado federal Aldo Rebelo (PcdoB-SP); e do deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA).

Fotos: Abril de 2007, Sede da UNE e UBES na Praia do Flamento, 132 - Rio de Janeiro

55º Coneg da UNE


Fonte: Estudantenet




8 de abr. de 2008

Se liga 16! UBES lança campanha incentivando jovens a exercer o direito ao voto



2008 é ano de eleições municipais. É o momento em que todos os brasileiros terão o direito de escolher seus representantes para os próximos quatro anos e, para a UBES, a juventude não pode ficar fora desse importante exercício de democracia. Pensando nisso, a entidade lança no próximo dia 5 de março, a campanha "Se liga 16", que já é uma tradição no movimento estudantil secundarista e acontece todo ano eleitoral.

O objetivo é incentivar jovens com idade entre 16 e 17 anos a tirarem seu título de eleitor. Assim poderão influenciar diretamente, através de seu voto, a vida política de seu município e futuramente de seu Estado e do Brasil.

A possibilidade de votar a partir dos 16 anos foi uma grande conquista da juventude brasileira que já influenciava nos rumos do Brasil através de mobilizações e agora pode também escolher seus governantes na urna.

3 de abr. de 2008

Diversão ou alienação?


A novela Duas Caras da TV Globo busca insistentemente ludibriar a população brasileira com uma pseudo-manifestação estudantil coisa de um autor que nunca teve o prazer de atuar nos movimentos sociais.
A hipocrisia das cenas é compatível com a ignorância do autor da presente produção, que se ao menos soubesse da realidade vivida pelo coletivo dos estudantes, mulheres, negros, operários, entre outros, jamais iria pormenorizar através de cenas infundadas a ação dos mesmos.
A irresponsabilidade já cotidiana da TV Globo, com o instrumento de comunicação de massa, uma concessão pública, que deveria ter a obrigação de informar a população brasileira causa um desserviço mostrando cenas, como as exibidas, que apenas denigre a imagem do combativo movimento estudantil, que nunca fugiu a luta, confundindo-o com um movimento de baderna.
A Rede Globo precisa se conscientizar e acabar com esse discurso caduco, que tenta abafar a luta de classes, permanente dentro de nossa sociedade.
Por Fabrício Lopes e César Orleans – JSB São Paulo e Márcia Rebeca – JSB Amazonas

2 de abr. de 2008

Conferência Estadual de Juventude


Mais uma tarefa cumprida, assim a JSB saiu da Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude.



Intenso debate e muitas, muitas conferências livres realizadas por esta juventude. E novos militantes engrossando nossas fileiras.



Após um grandioso trabalho, elegemos, ao final da Conferência, 4 delegados (dos 22 possíveis), que representarão bem a JSB-Amazonas, pois são militantes da Capital, de Parintis e de Nhamundá.



Essa é a JSB!!!!

1 de abr. de 2008

Lutar pelo Passe Livre! Essa é a bandeira

E foi com esse espírito, de levantar a bandeira que 20 mil estudantes ocupararam as ruas do Centro de Manaus e de forma irreverente levaram a mensagem a toda a população de Manaus e principalmente para os vereadores.
Com estudante não se brinca. E nós mostramos nossa força para os que duvidavam...
Mar de gente era o que se via no dia 27/03, passado 1 ano e 5 dias do ato dos 10 mil, que colocou na pauta da CMM a discussão do Passe Livre.
Nós não nos cansamos e não seremos derrotados...

Vamos a luta, que o futuro de glórias nos pertence!

POSSE DA UEE


Faltava aqui o registro da Posse da nova diretoria da União Estadual dos Estudantes do Amazonas, eleita no último congresso, realizado em dezembro no Auditório da Reitoria da UEA.

A solenidade de posse aconteceu na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas e contou com a presença de alguns deputados e das lideranças estudantis de nosso estado.

Marja e Felipe assinando o termo de posse da nova diretoria

Lembrando apenas que esta gestão é a que será dirigida principalmente por mulheres, já que são quem compõem a linha de comando da entidade e que é a que tem maior particicipação de estudantes dos municípios do interior e representação de faculdades.

O Movimento Estudantil crescendo no Amazonas.